Garimpeiro Morto a Tiro em Cafunfo
Guardas da empresa privada de segurança Bicuar mataram ontem, por volta das 20h00, o garimpeiro Nelson Miguel Muatxicungo, com um tiro no peito, na zona do Tximango, em Cafunfo, município do Cuango.
A Bicuar substituiu, há cerca de seis meses, a Teleservice na prestação de serviços de segurança à Sociedade Mineira do Cuango, que explora diamantes na região.
“Na segunda-feira passada [10 de Setembro] nós pagámos US $150 a quatro guardas da Bicuar, do posto do Tximango, para podermos garimpar em colaboração com eles”, explicou Monteiro Joaquim, de 51 anos, que coordenava o grupo de três garimpeiros.
Segundo Monteiro Joaquim, “os guardas estavam a controlar a lavagem do cascalho mas, na noite do dia 14, os guardas da Bicuar atacaram-nos a tiro e mataram o Nelson”.
Outro membro do grupo de garimpeiros, Almeida de Sousa, de 38 anos, narrou a intervenção policial, na identificação, investigação e remoção do cadáver, após terem recebido informação dos garimpeiros sobreviventes. “A equipa de investigação da Polícia Nacional deteve o chefe do posto da Bicuar”, revelou Almeida de Sousa.
Por sua vez, o tio da vítima, Lourenço Fernando, indicou que, no encontro entre familiares do falecido, efectivos da Polícia Nacional e representantes da Bicuar, ficou estabelecido que a empresa de segurança deverá fazer a entrega do caixão, para o enterro, amanhã, 16 de Setembro, e assumir os encargos do funeral.
De momento, decorre o velório de corpo presente, na residência do malogrado, no bairro do Bala-Bala em Cafunfo. Nelson Miguel Muatxicungo deixa viúva e uma filha de cinco meses.
Os homicídios e actos de tortura contra garimpeiros fazem parte da rotina das empresas privadas de segurança que operam na região diamantífera das Lundas. Têm sido regulares as denúncias sobre casos do género.
As autoridades têm sido as principais responsáveis pela onda de violência sistemática contra garimpeiros, devido à promiscuidade que se verifica nas estruturas accionistas, tanto das empresas mineiras como das empresas privadas de segurança. A família presidencial e os generais têm sido os principais beneficiários privados da indústria diamantífera em Angola.
Para mais informações sobre este tema veja:
- Angola Investiga Generais em Caso sobre Diamantes de Sangue nas Lundas
- Generais Acusados de Crimes Contra a Humanidade
- Os Diamantes da Tchizé
© 2012 Maka Angola
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução de parte ou da totalidade dos conteúdos do Maka Angola, mediante qualquer forma ou meio, sem prévia e formal autorização. Caso tenha interesse em reproduzir conteúdos do Maka Angola, envie uma mensagem a [email protected] a solicitar a devida autorização.
3 Responses to Garimpeiro Morto a Tiro em Cafunfo
Sobre o Maka Angola
Maka Angola é dedicada à luta anti-corrupção em Angola. Maka Angola é um espaço de denúncia de abusos de poder e uma voz contra a exclusão sócio-económica e a violação dos direitos humanos em Angola.Colabore!
Maka Angola recebe e investiga denúncias dos cidadãos angolanos sobre actos indiciadores de corrupção e abuso de poder. Contamos consigo na luta anti-corrupção em Angola.
A Maka é de todos. Colabore! Escreva para Maka Angola!
Seja assinante
e-mail:
Últimas Makas
- [EN] Police and Military Crackdown After Women’s Protest in Lunda-Norte
- Imagens: Protestos e Prisões na Lunda-Norte
- Lunda-Norte: Polícia e Militares Reprimem Após Manifestação
- Urbanismo, Dólares, Gasóleo e Incompetência em Luanda
- (English) Journalist Faces Trial for Incitement to Civil Disobedience
- Julgamento de Jornalista Adiado
- Jornalista em Tribunal por Incitação à Desobediência Colectiva
- Destaque
- Como Derrotar a Ditadura – Capítulo I
- A Biblioteca e a Doutrina Infantil do Nosso Presidente
- Policiais Assaltam Residência do Rapper Marshall Liricista
- Dos Santos Envergonha os Angolanos
- Petição de Apoio a Rafael Marques de Morais
- Camponesas Assassinadas na Lunda-Norte
- Professores em Greve na Lunda-Norte
Tags
activistas blood diamonds budget censura corrupção Coréon Dú Cruz Vermelha de Angola democracia democracy diamantes direitos humanos elections eleições Endiama fome Forças Armadas Angolanas freedom of the press Fundo Soberano Guiné Bissau human rights hunger Isabel dos Santos IURD José Eduardo dos Santos liberdade de imprensa Lundas malnutrição Manuel Vicente miitary militar Milocas Pereira MISSANG oil Parlamento Europeu protest protesto Rafael Marques rap Sonangol Sovereign Wealth Fund Tchizé dos Santos Teleservice tortura ZenúArchives





Em Angola mata-se um homem com a mesma naturalidade com que se mata um boi no matadouro.
Meus pêsames à família enlutada… e mais um crime que JES terá de responder
Responsabilizar-se atraves de um caixão e despesas do óbito (…) só em Angola, onde a vida de um cidadão não tem nenhum valor.
Não há mal que perdure para todo o sempre. Um dia, esta Angola estará livre destes tiranos.
Que a alma deste irmão, que lutava para o sustento da sua família e na sua própria terra, descanse em PAZ.