Greve Abortada na RNA

O colectivo de trabalhadores da Rádio Nacional de Angola (RNA) abortou ontem a greve anunciada para o mesmo dia, 24 de Agosto, para responder a promessas de última hora do ministro da Economia, Abraão Gourgel.

“À meia-noite, a comissão sindical recebeu uma proposta formal de negociação do ministro da Economia, Abraão Gourgel, em que comprometia o governo a garantir a segurança social e o seguro dos trabalhadores, através da ENSA (Empresa Nacional de Seguros de Angola)”, explicou o representante do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), Teixeira Cândido.

Segundo Teixeira Cândido, na proposta, “o ministério disse que não estava em condições de actualizar os salários a 300 por cento, mas procederia a aumentos graduais anuais correspondentes ao sector da função pública”.

Por volta das 7h00, hora marcada para o início da greve, dezenas de trabalhadores concentraram-se na portaria da RNA com dísticos de greve.

Dezenas de efectivos da Polícia Nacional fortemente armados, incluindo a brigada canina e agentes de intervenção rápida, pessoalmente liderados pela comandante provincial de Luanda, comissária Elisabeth Rank Frank “Bety”, fizeram-se presentes no local.

Um transeunte, que se entusiasmou a fotografar a manifestação dos trabalhadores da RNA, foi atacado por um dos cães e acabou por ser a vítima colateral do contencioso laboral.

“A polícia foi informada de que havia um bando de arruaceiros a fazer confusão diante da RNA. Informámos a comandante Bety sobre a reivindicação legal dos trabalhadores. Ela compreendeu a situação e ordenou a retirada dos seus efectivos de forma oportuna”, disse o porta-voz do SJA.

Sobre a intenção dos trabalhadores, Cândido Teixeira reiterou que “os colegas vieram dispostos para a greve, porque não havia informação em contrário. Quiseram paralisar os serviços, de facto. Tivemos de apresentar uma contraproposta aos trabalhadores para que tudo seja resolvido na próxima semana”.

Como contraproposta, os trabalhadores baixaram a sua exigência de reajustamento salarial de 300 para 150 por cento.

Comentários