Por Alfredo Muvuma:

No comício de abertura da sua campanha eleitoral, realizado no bairro da Camama, em Luanda, o MPLA acomodou as autoridades tradicionais numa tribuna abaixo da ocupada pelos notáveis do partido.

Naquele acto, a elite do MPLA, que inclui os membros da sua direcção, governantes e outros colunáveis, foi colocada na tribuna VIP, resguardados de todas as intempéries. Já as autoridades tradicionais, por quem era suposto o MPLA nutrir algum respeito e consideração, foram amontoadas uma tribuna abaixo, expostas ao sol a ao vento.

Mas no comício que realizou no último Sábado em Malange, com a presença de Manuel Vicente, o seu candidato a vice-presidente da República, a elite do MPLA foi ainda mais longe na sua demonstração  de desprezo pelas autoridades tradicionais.

Manuel Vicente e todos os colunáveis foram instalados em confortáveis cadeiras colocadas numa tribuna, enquanto as autoridades tradicionais de sobas e seculos se acotovelavam entre a população por um lugar onde pudessem ver os colunáveis.

Foi de pé e expostas ao sol e à sede que as autoridades tradicionais de Malange aguardaram durante longas e penosas horas a chegada do convidado VIP e, depois, suportaram, estoicamente, o longo tempo em que Manuel Vicente  perorou sobre muita coisa, mas sem dizer nada de substancial.

Terminado o comício, as autoridades tradicionais foram ensanduichadas em autocarros abarrotados que as levaram de volta às suas sanzalas, de onde tinham sido recolhidas quase compulsivamente no dia anterior, sem que tivessem direito a mais pequena côdea de pão ou, sequer, a um copo de água.

O tratamento dispensado aos sobas no comício de Sábado não surpreende: para o MPLA aturar as autoridades tradicionais é um imenso sacrifício. Só mesmo o voto o obriga a isso.

Colocar as autoridades tradicionais, debaixo de sol, a disputar  cotoveladas com os seus “súbditos”, é também uma forma de desmoralizá-las perante o povo.

O facto de os sucessivos governos do MPLA terem adoptado para as nossas autoridades tradicionais o mesmo fardamento com que as autoridades coloniais portuguesas vestiam os seus cipaios e lacaios diz bem da importância que o Presidente José Eduardo dos Santos e seus camaradas atribuem aos sobas.

Sobas1 MPLA Afasta se Cada Vez Mais dos Sobas

 

One Response to MPLA Afasta-se Cada Vez Mais dos Sobas

  1. Francis Kalunga says:

    Bem merecidos porque sendo autoridades do povo não se devem conotar com partidos politicos. tbém estes foram nomeados e não eleitos pelos seus povos. que sofram e ao bom sofrer.

    Em sua terra os supostos colunaveis dveriam prestar vassalo as autoridades tradicionais caso estes fossem autenticos, porque senão nada haveria de acontecer. Estas autoridades são miseros vendavais sem valores historicos tradicionais e de linhagens.