Apoiantes do MPLA Atacam em Luanda

Apoiantes da juventude do MPLA (JMPLA) protagonizaram, na madrugada de hoje, 10 de Agosto, actos de violência contra jovens da UNITA (JURA) no Largo da Independência, em Luanda.

Segundo o secretário-geral da JURA, Fuca Muzemba, o incidente ocorreu quando os representantes da JMPLA, cerca de 40, começaram a retirar do largo as bandeiras da UNITA. “Nós aparecemos para constatar, mas a reacção da JMPLA foi violenta, atacaram-nos e danificaram duas viaturas nossas”, disse o representante da JURA.

Por sua vez, Américo Kessongo relatou a forma como os atacantes envolveram os seus oponentes. “Os jovens do MPLA estavam mascarados, cercaram-nos, ameaçaram-nos que nos matavam ali mesmo, manipularam as armas e pistolas, e começaram a bater-nos com ferros e matracas”, afirmou o militante da UNITA.

De acordo com o interlocutor, os indivíduos da UNITA ligaram a outros membros do seu partido a solicitar apoio, e aos defensores do MPLA bastaram assobios para receberem reforços de mais elementos mascarados, que se encontravam num edifício junto ao largo.

“A polícia surgiu apenas quando começámos a receber reforços de alguns jovens”, referiu Américo Kessongo. Este revelou ter sido atingido com uma barra de ferro em ambos os braços e na região lombar.

“Apareceu um patrulheiro da Polícia Nacional e queriam levar-nos à esquadra para prestar declarações e recusámos porque quando estávamos a ser atacados a polícia nada fez para impor a ordem. Por termos resistido, a polícia enviou mais cinco viaturas de patrulha”, relatou o membro da JURA.

No período da tarde, agentes da Polícia Nacional dispersaram à bastonada uma aglomeração de perto de 70 jovens da UNITA, que se haviam concentrado no Largo da Independência em sinal de protesto contra os actos de violência ocorridos durante a madrugada. A polícia deteve quatro militantes.

Maka Angola contactou o porta-voz da Polícia Nacional em Luanda, Nestor Goubel, mas não obteve a reacção oficial sobre os incidentes.

A afixação de material de campanha eleitoral e bandeiras na via pública continua a causar, em alguns pontos do país, disputas violentas entre militantes do MPLA e da UNITA.

UNITA Bate no Lubango

Na manhã de ontem, simpatizantes da UNITA surpreenderam dois jovens trajados com camisolas e bonés do MPLA a danificar material de campanha da UNITA no Bairro Patrice Lumumba, no Lubango, província da Huíla.

Ana Domingos, vendedora ambulante presente no local, afirmou ter testemunhado “os dois jovens a rasgar as bandeiras da UNITA”, bem como a chegada de elementos da UNITA em duas viaturas e a violência que se seguiu.

“Os homens da UNITA bateram nos jovens, com socos e pontapés. Um caiu a sangrar”, contou outra testemunha, Zacarias Neves.

Passados alguns minutos, agentes da PN intervieram e detiveram os dois simpatizantes do MPLA e cinco elementos da UNITA. Os militantes da oposição foram libertados após terem prestado declarações no comando municipal do Lubango.

 

 

Comentários