MPLA Fomenta Seitas Religiosas
Por Maka Angola - 04 de Agosto, 2012

Por Alfredo Muvuma:

Tal como o exercício do comércio informal, aparentemente liberalizado a todos os interessados, com fogareiros para assar milho e bómbó ao virar de cada esquina da cidade, também o licenciamento de igrejas e seitas religiosas aparentemente obedece ao mesmo critério de anarquia.

Assim se entende a explosão de denominações religiosas que se multiplicam mais do que cogumelos. Aparentemente, de tão produtiva a safra de proliferação de seitas religiosas em Angola, esgotaram-se os nomes para as novas denominações. Muitas delas vêem-se na contingência de adoptar designações risíveis quando não assustadoras. A Igreja Universo do Fogo de Deus é, aparentemente, a criação de alguém que se quer vingar da Igreja Universal do Reino de Deus, ou imitar o sucesso desta multinacional de exploração comercial da fé.

A escassos metros da Igreja do Fogo, à rua do Câmara, no Golfe, nasceu outra aberração, a Igreja da Invasão Cristã.

Mas todas essas aberrações não são nada quando comparadas com a incógnita que é a mais nova coqueluche do regime, uma nova seita cuja designação ainda não é conhecida. O que se sabe apenas é que o seu traço distintivo são as cores vermelha e amarela. Os pastores ou apóstolos da nova seita partidária não fazem cerimónia nenhuma em exibir cachecóis e outros materiais de propaganda do MPLA e aceitam, sem o mínimo constrangimento, fazer campanha eleitoral a favor do partido do poder.

A relação promíscua entre o MPLA e as seitas  religiosas ganhou um cunho mais público com a ascensão de Bento Bento, há alguns anos, ao cargo de primeiro secretário do partido em Luanda, função que acumula com a de governador. Com a sua chegada ao governo provincial da capital, o populista Bento Bento cuidou de arregimentar igrejas e seitas de uma forma ostensiva  e de transformá-los em segmentos políticos e eleitorais do MPLA. Em muitas ocasiões, Bento Bento usou até da palavra em púlpitos para pregar a vontade do seu partido, com direito a cobertura noticiosa, de destaque, na Televisão Pública de Angola (TPA).

Seitas 01 MPLA Fomenta Seitas Religiosas

IGREJA YES MPLA Fomenta Seitas Religiosas

IGREJA INVASÃO MPLA Fomenta Seitas Religiosas

IGREJA FOGO MPLA Fomenta Seitas Religiosas

Ver Próxima Maka Ver Maka Anterior

7 Responses to “MPLA Fomenta Seitas Religiosas”

  1. PHILOSOPHUS says:

    Quando um governo, nada faz contra aqueles que promovem a ignorancia em nome do deus dinheiro, do deus poder, quando a anarquia campeia por toda a cidade, o lixo não é retirado, o candongueiro compra o policia, desobedece a lei, a carne e o peixe são vendidos nos passeios que se tornaram locais de venda a retalho de todo o tipo de mercadoria, quando um governo não tem e nem demonstra vontade de ajudar os milhares de indigentes e desempregados que a cada dia aumentam nas ruas de Luanda, então meus amigos, este governo,não tem plano nenhum para salvar o País. O tal plano ou manifesto que dizem possuir, é o da salvação de seus próprios negócios e de seus familiares, pois este governo não tem amor a Nação, coisa ou noção que tudo demontra não conhecem e nem querem saber.

    MEUS IRMÃOS, CAMARADAS E COMPATRIOTAS, TENHAMOS PIEDADE DESTA GENTE QUE GOVERNA O PAÍS E DERROTEMO-LOS NAS URNAS, PARA SALVAÇÃO DE ANGOLA. CHEGA DE SERMOS REFENS DE UMA CORJA DE BANDIDOS APROVEITADORES QUE TUDO FAZEM PARA OS SEUS BOLSOS, DIZENDO QUE É PARA O BEM DO POVO E DA NAÇÃO. SE O MPLA QUER SE SALVAR, DEVE DEMITIR-SE IMEDIATAMENTE DA ACÇÃO GOVERNATIVA, FAZER UMA LAVAGEM INTERNA, AFASTAR OS QUE APODRECEM E APODRECERAM O PARTIDO E RESURJA COM O TAL AMOR NO CORAÇÃO PARA ENTÃO OMBREAR A NOBRE TAREFA DE FAZERMOS DE ANGOLA, UMA NAÇÃO UM PAÍS, ONDE O PATRIOTISMO TENHA O SEU VERDADEIRO SENTIDO NO CORAÇÃO DOS ANGOLANOS.

    TEMOS DE REPOR O PAÍS NOS EIXOS, PARA SERMOS AQUELE POVO MARAVILHOSO DE QUE TANTO NOS GABAMOS QUE SOMOS. VIVA O NACIONALISMO, VIVA O PATRIOTISMO! ABAIXO A CORRUPÇÃO GOVERNATIVA E A TODOS OS NÍVEIS!!! Philosophus

  2. João Carlos says:

    Ópio puro, é verdade, caro Mavenda. É curioso o comportamento das pessoas e espantosa a magia que o livro "Biblia" tem. Podes usa-lo como quizeres que terás seguidores… Também podes interpreta-lo como quizeres que terás um monte de gente a seguir-te. Logo, gente sem escrúpulo encontra na Bíblia o seu produto de venda… Que não tem custo! Não precisas pagar imposto sequer! Agora até podes publicitar nas rádios e na TV… E as pessoas… Oh, essas podem ser transformadas em qualquer coisa!… O ser humano é dos animais mais estranho. Pode ser transformado em bicho até. É muito fácil… Nessa altura de campanha, por exemplo, ouvi alguém dizer que estavam a vender 4 cucas a 50 Kz… Que forma mais barata de transformar as pessoas!… É que não custa mesmo nada!… Até a LAC e a DESPERTAR facturam e nem sequer se preocupam em olhar para o escândalo que esses cultos encerram. É o jogo do interesse. Eu quero e pronto! Que se dane o que isso pode ou não trazer! E ninguém faz nada! Todos olham mas ninguém diz nem faz absolutamente nada!… Até o Parlamento não diz nada!… O que se está a passar é muito triste. Coitado do meu povo!… Todos nos usam como querem. É que a falta de vergonha atingiu-nos de tal forma que até gente que foi bem educada consegue aparecer em público e dizer besteiras sem sentir absolutamente nada!… Tipo nada!… Até a igreja!… A dita "Casa de Deus"!,,, É o fim!

  3. MAVENDA WINNER NUNI says:

    Em vez de abrir escolas abrem igrejas que nada faz para os problemas nem mesmo os seus deuses que invocam nada fazem por angola. é uma alienação, Como dizia Marx a igreja é o ópio do povo" é mesmo em angola e ainda com ajuda do M estão aumentar as drogas para encarceramento das mentes quase já velhas…rsrsrsrsrs está mal ai…

  4. Pensador says:

    Jesus Cristo disse :O meu povo se perde por falta de conhecimento.

  5. Angola vai ficar igual ao Brasil…

  6. Gerson da C.Cunha says:

    O Partido que mantém refém o Estado Angolano, não usa apenas as ceitas que adquirem reconhecimento com a participação em comicios , marchas e cultos promovidos por pecadores no poder. Ex presidiários(Bento K) , corruptos etc. As Igrejas tradicionalmente mais respeitadas também foram assaltadas e alguns membros do seu clero já apelam aos cristãos para que votem nos que pecam diante Deus, roubando os bens de todos e mandando bater e torturar manifestantes. Votar num pecador eís o negócio da igraja angolenha. Tenhamos vergonha perante Deus.

  7. Salupeto Pena says:

    Big Shame



Sondagem

O governo não reconhece juridicamente a Rádio Ecclesia, não permite a sua expansão, mas apoia-a financeiramente. Há censura na emissora católica. O caso revela:

View Results

Loading ... Loading ...
Partilhar Sondagem

A guerra sem fim no leste da República Democrática do Congo



A partir do leste do Congo, a FDLR, responsável pelo genocídio no país vizinho, continua a tentar atacar o Ruanda e a atormentar a população local congolesa. Para se defenderem, as aldeias congolesas formam milícias.

Ler Mais →

Mais cinco dólares anuais por pessoa podiam salvar 187 milhões



Este pequeno investimento, até 2035, seria suficiente para os Estados mais pobres reduzirem a mortalidade. Uma maior aposta também na educação seria a alavanca para o crescimento económico, segundo a OMS.

Ler Mais →

CPLP lança campanha de combate à fome



Cerca de 28 milhões de pessoas sofrem de desnutrição no espaço lusófono. Para dar resposta ao problema, a CPLP lançou uma iniciativa internacional e pretende angariar até ao final de ano seis milhões de euros.

Ler Mais →

© 2014 Maka Angola Todos os direitos reservados.
É expressamente proibida a reprodução de parte ou da totalidade dos conteúdos do Maka Angola, mediante qualquer forma ou meio, sem prévia e formal autorização.
Caso tenha interesse em reproduzir conteúdos do Maka Angola, envie uma mensagem a info@makaangola.org a solicitar a devida autorização.