Por Alfredo Muvuma:

Para a presente campanha eleitoral o MPLA escolheu um sugestivo slogan: “Angola a Crescer Mais e a Distribuir Melhor”.

Pragmáticos, os dirigentes deste partido não perderam tempo em demonstrar, com exemplos práticos e pedagógicos, como se fará esse crescimento e, mais ainda, como se distribuirá melhor.

Quem esteve presente no comício do MPLA, no início da semana em Luanda, para o lançamento oficial da sua campanha eleitoral, ou viu as imagens pela televisão, ficou com uma ideia clara de como o crescimento e a distribuição se processarão.

Uma das fotos que ilustra o presente texto, mostra quadros e responsáveis do MPLA e do governo, dentre os quais se reconhecem, da esquerda para a direita, o ministro das Finanças, Carlos Alberto, o administrador de Luanda, José Tavares, o ministro da Defesa, Cândido Van-Dúnem. Este confabula  com o seu primo José Van-Dúnem, ministro da Saúde, e João Borges, ministro da Energia e Águas. Estão sentados num dos três palcos montados, com cobertura e em plataformas altas.

Sobas 00 1024x680 MPLA Despreza Sobas

Também chamados à mesma cerimónia, os sobas e seculos, ou seja, as autoridades tradicionais, foram “alojados” literalmente debaixo dos pés dos dirigentes do MPLA e sem cobertura contra o sol, numa plataforma abaixo, num banco corrido, como se de presos se tratassem. E embora o sol fosse igual para todos, a nenhum membro do protocolo do MPLA ocorreu que  as autoridades tradicionais também sentem sede.

Na cultura bantu, as autoridades tradicionais são alvo das maiores deferências: são-lhes reservadas os melhores lugares e os maiores e mais apetitosos nacos de comida. Mas na cultura do MPLA,  as autoridades tradicionais não passam de massa de gente mal cheirosa. Corre a história que um governador provincial recusa-se a receber autoridades tradicionais no palácio do governo com receio de que os serviços de limpeza não sejam capazes de eliminar o alegado mau cheiro que sobas e seculos deixariam impregnado no edifício.

As autoridades tradicionais limitam-se pois a servir apenas para o controlo autoritário das suas comunidades e para a garantia do voto ao MPLA.

Se ilusões houvesse sobre como o MPLA pensa “distribuir melhor” os recursos do país, aqui está uma pequena demonstração.

Sobas 01 1024x679 MPLA Despreza Sobas

Sobas 02 1024x680 MPLA Despreza Sobas

Sobas 03 1024x680 MPLA Despreza Sobas

 

3 Responses to MPLA Despreza Sobas

  1. Dedo na Ferida says:

    bem feitos…por se deixar usar levianamente…e não se fazer respeitar….

  2. Leoraffa depaula says:

    E pura ilusão, depois das eleições que tenho a certeza que MPLA/JES vai mandar lixar todos os eleitores e retomará o saque ao erário público.

    Carlos Feijó na sua tese de doutoramento disserta sobre o papel das autoridades tradicionais no contexto politico angolano. A tese e a realidade são coisas completamente diferentes.

  3. karlao says:

    estes estão sofrendo de amnesia incluindo o sr JES