Maka Angola Recebe Doação
Por Rafael Marques de Morais - 14 de Fevereiro, 2012

Washington, D.C., E.U.A., 15 Fevereiro, 2012 – O National Endowment for Democracy (NED) concedeu uma doação de US $64,000 à Maka Angola, a principal plataforma de luta anti-corrupção em Angola. O fundo, proveniente do Congresso dos E.U.A., será usado por Maka Angola, um portal bilingue em português e inglês (www.makaangola.org), para fortalecer a sua missão de fomento do primado da lei e de defesa da liberdade de imprensa em Angola. A doação do NED contribuirá, assim, para o incremento das investigações jornalísticas de Maka Angola sobre tópicos relacionados com corrupção e direitos humanos, entre outros temas críticos no actual contexto angolano.

O financiamento do NED, o primeiro apoio institucional que Maka Angola recebe, contribuirá também para mitigar os frequentes ataques cibernéticos contra o portal.

O director de programas para África do NED, Dave Peterson, adiantou:

“O National Endowment for Democracy orgulha-se do apoio que presta à Maka Angola, no seu corajoso trabalho de luta contra a corrupção e defesa da democracia e dos direitos humanos. Estamos muito impressionados com o impacto que o portal tem tido, com o trabalho de cuidadosa investigação dos factos e com a coragem em contar a verdade e desafiar aqueles que praticam abusos de poder.”

Maka Angola (“maka” é um substantivo em kimbundu que significa “problema”) é uma plataforma online dedicada à luta anti-corrupção, fundada em 2009 por Rafael Marques de Morais, jornalista e activista dos direitos humanos. O seu trabalho de investigação sobre economia política, a indústria diamantífera e alta corrupção em Angola tem sido reconhecido a nível internacional. Em 2011, beneficiou de uma bolsa do NED, para estudar o impacto da corrupção no processo de democratização em Angola. Actualmente, Rafael Marques é pesquisador convidado no Departamento de Estudos Africanos da Universidade Johns Hopkins (SAIS), em Washington, D.C.

O National Endowment for Democracy é uma organização privada, sem fins lucrativos, dedicada ao crescimento e fortalecimento de instituições democráticas em todo o mundo, atribuindo anualmente centenas de bolsas a grupos que trabalham para desenvolver instituições democráticas. O fundo, financiado pelo Congresso dos E.U.A., é um centro de actividade, recursos e intercâmbio intelectual para activistas, profissionais e académicos em todo o mundo.

Email: info@makaangola.org
www.makaangola.org

Ver Próxima Maka Ver Maka Anterior

5 Responses to “Maka Angola Recebe Doação”

  1. Ilda Valente says:

    Boa! Que venham mais! Boa sorte.

    Homem de coragem e determinação.

    Estou contigo, estou com MAKA ANGOLA!

    Abraço.

  2. Muehe CaIHIA says:

    Caros compatriotas…digo vos com toda sinceridade, a corrupçao nasce em Angola…visto que se o Rafael Marques

    e Investigador dos Direitos Humanos devemmos apoia-lo porque quando começa a guerra nós é que morreos..se o investigaDOR OPTOU nesta via algo sabe…em angola há corrupão nao entendimento…queridos angolanos eu vivo esta realidade…A corrupçao parte na capital da república e está espalhado em todo pais,principalmente nas lundas…história se tu tens um problema com um estrangeiro nao vale apena leva-lo na PN,Procuradoria,investigaçao criminal,estas a se levar para entrar…os estrangeiros tornaram donos de Angola…e nao há imprego dos nacionais…só ha pra quem paga os Cash…quando a promoçao empregam os mucuacuiza…por isso o governo internacional deves tomar medidas previas para salvaguardar este povo sofredor…devemos ajudar o nosso investigador denuciar…viva paz,abaixo a corrupçao

  3. CABETO! says:

    Mais uma Grande vitória do Ilustre, Activista e Jornalista Rafael Marques de Morais! Um dos grandes defensor da povo angolano.

    Sejamos Solidários com este grande homem…

    Apoiamo-los com todas nossas vias de ajuda, uma vez que o seu site à Maka Angola, é a principal plataforma de luta anti-corrupção em Angola.

    Nós estamos contigo

  4. Pakisi says:

    Fantástico! haja voz, já que ninguém quer dar a cara. As Instituições e as pessoas que deviam denunciar, foram todas corrompidas ou são parte da família… haja voz. Oko!

  5. Joca miro says:

    muito bom excelente



Sondagem

O governo não reconhece juridicamente a Rádio Ecclesia, não permite a sua expansão, mas apoia-a financeiramente. Há censura na emissora católica. O caso revela:

View Results

Loading ... Loading ...
Partilhar Sondagem

A guerra sem fim no leste da República Democrática do Congo



A partir do leste do Congo, a FDLR, responsável pelo genocídio no país vizinho, continua a tentar atacar o Ruanda e a atormentar a população local congolesa. Para se defenderem, as aldeias congolesas formam milícias.

Ler Mais →

Mais cinco dólares anuais por pessoa podiam salvar 187 milhões



Este pequeno investimento, até 2035, seria suficiente para os Estados mais pobres reduzirem a mortalidade. Uma maior aposta também na educação seria a alavanca para o crescimento económico, segundo a OMS.

Ler Mais →

CPLP lança campanha de combate à fome



Cerca de 28 milhões de pessoas sofrem de desnutrição no espaço lusófono. Para dar resposta ao problema, a CPLP lançou uma iniciativa internacional e pretende angariar até ao final de ano seis milhões de euros.

Ler Mais →

© 2014 Maka Angola Todos os direitos reservados.
É expressamente proibida a reprodução de parte ou da totalidade dos conteúdos do Maka Angola, mediante qualquer forma ou meio, sem prévia e formal autorização.
Caso tenha interesse em reproduzir conteúdos do Maka Angola, envie uma mensagem a info@makaangola.org a solicitar a devida autorização.